Tecnologia

Já é possível recuperar dados sequestrados pelo Ransomware

Ransomware é um dos piores malware dos últimos tempos. Esta ameaça online sequestra os dados dos utilizadores, encripta os mesmos e deixa os utilizadores sem saída, obrigando-os, em muitos casos, ao pagamento de determinadas quantias para os libertar.

As empresas de segurança têm estado a trabalhar no sentido de minimizar os danos provocados pelo Ransomware, investindo em soluções de segurança que garantam a proteção dos dados dos utilizadores.

A pensar nisso, a Kaspersky desenvolveu uma ferramenta que permite a desencriptação de ficheiros sequestrados pelo Ransomware. Denominado de RannohDecryptor, esta ferramenta, gratuita, chega para ‘aniquilar’ as aplicações que possam conter o Ransomware e libertar ficheiros já sequestrados.

Esta ferramenta da Kaspersky já desencripta ficheiros das mais diversas extensões, entre elas o .crypt, .crypt1 e o .crypz. Isto vem facilitar a vida aos utilizadores que viam as suas máquinas infetadas e eram obrigados a proceder a uma limpeza geral das mesmas, por outras palavras; a uma formatação, o que não é nada agradável.

Só no decorrer deste ano, avança a Kaspersky, o Ransomware já infetou mais de 80 mil utilizadores, deixando-os numa situação complicada, onde muitos, acharam mesmo que deviam pagar para ter os seus ficheiros de volta. Nunca o faça!

Para ter acesso a esta ferramenta da Kaspersky basta seguir este link. Como mencionado, a ferramenta é gratuita, pelo que não terá de se preocupar com pagamentos.

Em destaque

Subir