Tecnologia

Já imaginou ver um filme numa bolha de sabão? O Japão vai tornar isso possível em agosto

ecra_bolha_sabaoEstá anunciado para agosto o ecrã mais fino do mundo. Uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio desenvolveu um composto à base de sabão e outras substâncias vulgares que permite a passagem da luz. A disposição das bolhas permitirá reproduzir em 3D e holograma.

Quando a tecnologia led está a impor-se, prometendo qualidade de imagem a um consumo mais baixo, uma equipa de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, promete revolucionar o mundo dos televisores e dos monitores quando anunciar, em agosto, o ecrã mais fino do mundo. A surpresa será ainda maior quando se comprovar o material em que é formado: bolhas de sabão!

Os investigadores basearam-se nas características da bolha de sabão por permitir, ao mesmo tempo, a passagem de luz e revelar a cor da própria estrutura. Juntamente com outras substâncias vulgares (açúcar, glicerina, água e leite) e um surfatante (composto para diminuir a superfície de contacto entre dois líquidos), os cientistas desenvolveram um ecrã a partir de dois líquidos coloidais, com medida de apenas um nanómetro (um milionésimo de 1 milímetro).

A película fica resistente e maleável, mas ainda assim é submetida a uma estabilização por ultrassom. Sendo uma tecnologia ainda mais avançada do que os atuais monitores de toque, o utilizador não terá mais a preocupação de evitar riscar o visor, simplesmente porque o material não o torna possível.

A estruturação do ecrã, com camadas em bolhas, permitirá ainda reproduzir imagens em três dimensões, sem necessidade de óculos 3D, e até mesmo hologramas.

O finíssimo ecrã vai ser apresentado numa das maiores convenções mundiais da indústria de tecnologia gráfica, a Siggraph 2012, agendada para agosto em Los Angeles, nos EUA.

Em destaque

Subir