TV

Já comeu um Hitler fresquinho?

A pergunta que mais tem divertido os indianos é a mesma que mais tem irritado os alemães: já comeu um Hitler fresquinho? Por toda a Índia, um dos países mais populosos do mundo, há cones de gelado baptizados com o nome do ditador nazi.

Há novidades que são difíceis de engolir para quem sabe um mínimo de História, mas que na Índia, onde o século XX quase não integra o sistema de ensino, são banais e até se podem tornar populares.

É caso dos cones Hitler.

Acredite ou não, uma empresa resolveu comercializar cones de gelado com o nome do ditador nazi, que dá mesmo a cara (e o temível bigode) às embalagens que se vão multiplicando neste país do tamanho de um subcontinente.

Em praticamente qualquer cidade da Índia é possível ver um vendedor de rua a servir bolas de gelado em cones que são retirados de uma caixa onde o principal responsável pelo Holocausto nos cumprimenta com um levantar do chapéu.

Um chapéu, atente-se no detalhe, inspirado no usado pelo norte-americano ‘Uncle Sam’, mas com a suástica (a cruz gamada de inspiração hindu convertida por Hitler no símbolo do regime nazi) a servir de topo.

Para quem, no Ocidente, já viu as imagens do terror que ocorreu há 70 anos e ouviu os testemunhos de sobreviventes dos campos de extermínio, ver os olhos fixos do genocida nazi a encarar-nos tira o apetite a qualquer um.

Se para os indianos comer um Hitler é normal, para os alemães é uma ofensa. A novidade não tardou a chegar ao país que ainda se confronta com o passado.

Toda a comunicação social, quer no formato tradicional, quer os ‘novos media’ caíram em cima da iniciativa, com a quase esmagadora maioria da população a exigir um boicote a todos os produtos da empresa.

A encabeçar o protesto está um dos jornais com maior tiragem do mundo, o influente Bild, que denomina os cones como “uma acrobacia publicitária macabra”.

https://www.youtube.com/watch?v=rX7tinsBkDg

Em destaque

Subir