País

Já começou o processo de votação para a palavra do ano de 2017

Todos os anos a Porto Editora promove a iniciativa “Palavra do Ano”. O processo que levará à eleição da palavra deste ano começou esta quarta-feira, pelo que as sugestões deverão ser feitas no site oficial, onde só tem de inserir o endereço de e-mail e a palavra que acha que caracterizará o ano de 2017.

A votação também acontecerá em Angola e Moçambique, através de uma parceria com a Plural Editora destes países e o Instituto Camões, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

As sugestões poderão ser feitas até ao final de outubro, em Moçambique, e novembro em Portugal e Angola, altura em que serão anunciadas as dez palavras finalistas, as mais escolhidas pelos participantes e “com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, monitorização da comunicação social e redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora”, afirmou a empresa portuguesa em comunicado.

Posteriormente, as dez palavras finalistas serão submetidas a votos, pelo que a Palavra do Ano será revelada entre dezembro de 2017, em Moçambique, e os primeiros dias de 2018 em Portugal e Angola.

É de relembrar que no ano passado, 25 mil portugueses escolheram a palavra ‘geringonça’, a expressão referente à coligação parlamentar que apoio o Governo português.

A Porto Editora já promove esta iniciativa desde 2009 e “tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precisos de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”, pode-se ler no site oficial.

Em destaque

Subir