Economia

IVA: Segunda fase para pagamento do imposto acaba hoje

dividasA segunda e última fase para o pagamento do IVA ao Estado, correspondente ao segundo trimestre, decorre nesta quinta-feira. Muitos contribuintes poderão mesmo falhar com o pagamento por falta de verba.

O prazo para a liquidação do IVA (Imposto sobre Valor Acrescentado) por parte das empresas termina hoje. No site do portal das Finanças, pode-se ler um comunicado que informa sobre o último dia para a entrega da declaração periódica, acompanhada pelos respetivos anexos, correspondente aos processos realizados no segundo semestre deste ano.

A 15 de maio, o presidente da AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) alertava para o facto de muitos contribuintes do setor não terem verba suficiente para procederem ao pagamento do primeiro trimestre, contraindo desta forma empréstimos. E que ainda existia a possibilidade da situação agravar-se durante o segundo período.

No primeiro semestre do ano, as receitas do IVA chegaram até aos 5,2 por cento, face ao mesmo período de 2011, conforme citado pela Direção Geral do Orçamento (DGO).

Em destaque

Subir