Mundo

Itália obriga a usar máscara ao ar livre e as multas podem chegar aos mil euros

O aumento de novos casos de covid-19 em Itália, que durante semanas foi o país mais afetado pela pandemia, levou o Governo a decretar a obrigação do uso de máscara ao ar livre.

A taxa de infeção é das mais baixas da Europa (46,5 casos por cada 100 mil habitantes), mas o número de contágios tem vindo a aumentar desde há nove semanas.

Só hoje, a Itália registou 31 mortos e 3678 novos casos, números que não eram atingidos desde o pico da pandemia no país, em abril.

“Temos de ser mais rigorosos, pois queremos evitar, a todo o custo, medidas restritivas para as atividades produtivas e sociais”, explicou o primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

O estado de emergência foi prolongado até 31 de janeiro e foram implementadas novas regras sanitárias, com destaque para a que torna obrigatório, na prática, o uso de máscara ao ar livre.

“O Estado não pode obrigar os cidadãos a usar máscaras nas suas próprias casas, mas temos uma recomendação muito forte para todos: mesmo em família temos de ser cuidadosos”, acrescentou Giuseppe Conte.

Quem desobeder pode apanhar uma multa entre 400 a mil euros.

Em destaque

Subir