Ciência

ISS: NASA escolhe Space X para a primeira missão tripulada

A primeira missão tripulada da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) sem recorrer à Rússia será através da Space X, a empresa de Elon Musk. A viagem, que deverá levar sete astronautas, está prevista para 2017.

A Space X é já uma ‘visita’ habitual da ISS, mas apenas para o transporte de carga. Pela primeira vez, vai ficar responsável por levar astronautas.

A decisão de entregar a missão tripulada significa que a empresa de Elon Musk superou a Boeing. Isto porque, em maio, a NASA revelou ter feito uma ‘encomenda’ ao fabricante de aviões para desenvolver um vaivém espacial.

O objetivo da agência espacial dos EUA é não ficar dependente da Rússia, a única proprietária de naves – os Soyuz – capazes de colocarem astronautas na ISS.

Porém, o preço supera os 80 milhões de dólares por astronauta, um valor que a NASA espera ver substancialmente reduzido com os Crew Dragon, o vaivém com que a Space X vai substituir o atual Dragon.

Já a cápsula espacial da Boeing, que deverá ficar pronta ao mesmo tempo que o Crew Dragon (final de 2017 ou início de 2018), tem o nome de Starliner.

A primeira missão tripulada da Space X deverá levar sete astronautas até à ISS no final de 2017.

Em destaque

Subir