Nas Notícias

Israel: Mergulhadores encontram milhares de moedas de ouro em Cesareia (vídeo)

tesouro cesareia Mais de 2000 moedas de ouro foram encontradas junto ao porto medieval de Cesareia, em Israel. Os mergulhadores que descobriram “o maior tesouro” do género pensavam, ao início, que eram moedas de brincar. As autoridades acreditam serem impostos do antigo Egito.

Um mergulho de recreio levou à descoberta de mais de 2000 moedas de ouro junto à costa de Israel, junto ao local onde há séculos existiu o porto de Cesareia, quando o império Romano disputava a região com o Califado Fatímida (entre 909 e 1171).

“O maior tesouro em moedas de ouro foi descoberto esta semana no fundo do mar, no antigo porto de Cesareia”, anunciaram as autoridades israelitas.

Quando os mergulhadores, que realizavam a atividade normal, encontraram o tesouro, com cerca de nove quilos de peso, pensavam tratar-se de moedas de brincar, ainda segundo o comunicado emitido pelas autoridades: “Só depois compreenderam que as moedas eram reais e voltaram à costa para informar o diretor de mergulho sobre o que tinham encontrado”.

Para Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia da Marinha israelita, as moedas de ouro deveriam pertencer aos impostos recolhidos pelos antigos egípcios: “Provavelmente, foi o naufrágio de um barco oficial de tesouro, carregado de impostos e que estava ao serviço do governo central do Egito. O tesouro devia servir para pagar os salários dos militares que estavam colocados em Cesareia e guardavam a cidade”.

“Outra teoria é que o tesouro era dinheiro de um grande navio mercante, que fez negócio nas cidades costeiras e no porto do mediterrâneo e depois se afundou”, acrescentou Sharvit.

O tesouro “de valor inestimável” ficou de imediato à guarda do Estado, que já revelou não haver qualquer recompensa para os mergulhadores que encontraram as moedas.

Em destaque

Subir