Economia

IRS: Fisco exige explicações sobre as declarações a mais de 160 mil contribuintes

financasMais de 163 mil contribuintes terão de deslocar-se a uma repartição das Finanças para justificarem a declaração de rendimentos alusiva ao ano de 2012. Segundo o Diário Económico, o Fisco terá convocado um número de contribuintes semelhante ao do ano passado.

Mais de 163.200 contribuintes estão a ser chamados pelo Fisco para justificarem a declaração de rendimentos apresentada, na grande maioria destes casos, na primeira fase (trabalhadores por conta de outrem e pensionistas). Os números são avançados pelo Diário Económico, que cita fontes da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais para realçar que o número de contribuintes chamados a prestar explicações é semelhante ao registado no ano passado.

Analisando o número de declarações entregues na primeira fase, são cerca de cinco por cento os contribuintes que terão de justificar as declarações apresentadas. Há casos, realça o jornal, de contribuintes que entregaram a declaraçõa na segunda fase, que engloba outras fontes de rendimento (como prediais ou de capitais).

A omissão de declarações de alienação de valores mobiliários é apontada como uma das principais divergências encontradas pelo Fisco, no que concerne às notificações agora enviadas. O relatório de combate à fraude aponta que, em 2012, foram detetadas 340.143 divergências, encontradas em cerca de 4,76 milhões de declarações de rendimentos.

Hoje, Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, vai ao Parlamento apresentar o relatório de combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras de 2012. O Económico avança que os 11.399 maiores devedores identificados pelo Fisco tinham uma dívida às Finanças, com um valor global de 11.279 milhões de euros, que equivalia a 62 por cento de todas as dívidas.

Em destaque

Subir