Mundo

Irlanda aprova liberalização do divórcio com 82% dos votos

Os irlandeses aprovaram em referendo a liberalização do divórcio com uma esmagadora maioria de 82 por cento dos votos, segundo resultados divulgados hoje, em mais um sinal de mudança num país de forte tradição católica.

Quatro em cada cinco eleitores pronunciaram-se a favor da revogação de uma disposição constitucional que obriga os casais a viverem separados quatro dos cinco anos anteriores ao pedido de divórcio.

O referendo, que se realizou na sexta-feira, em simultâneo com as eleições europeias na Irlanda, teve uma taxa de participação de 51 por cento.

O Governo irlandês, do partido conservador Fine Gael, anunciou a intenção de apresentar um novo projeto de lei que reduza a duração da separação obrigatória para dois dos três anos anteriores ao divórcio,

Os divórcios pronunciados no estrangeiro passarão por outro lado a ser reconhecidos como válidos na Irlanda.

A atual disposição remonta a 1995, quando o divórcio foi legalizado na Irlanda, num referendo em que o ‘sim’ ganhou por uma pequena margem de menos de 10.000 votos e 0,6 pontos percentuais.

Os resultados hoje divulgados são conhecidos precisamente um ano depois de os irlandeses aprovarem, por 66 por cento, o levantamento da proibição constitucional do aborto.

Em destaque

Subir