Mundo

Iraque: Atentado bombista espalha morte em mesquita

Bombista suicida mata 11 pessoas e fere pelo menos 22, após ataque a uma mesquita xiita, na cidade de Balad Ruz, localizada na província de Diyala. O número de feridos diverge, dependendo das fontes de informação, e o número de mortos poderá aumentar.

O homem-bomba deflagrou o engenho explosivo numa altura em que a mesquita estava repleta de gente, depois das orações da noite (às 20h15 locais, ou 17h15 em Lisboa). A mesquita situa-se na província de Diyala, a 90 quilómetros de Bagdad.

Os números de mortos e feridos são, no entanto, provisórios, já que os alguns dos ferigos estão em estado considerado crítico. Por outro lado, as informações sobre o número de atingidos neste ataque divergem.

Outros dados revelam que há pelo menos 30 feridos – apenas homens, segundo informações avançadas pela Reuteurs. A violência no Iraque tem diminuído, nos últimos anos, desde 2007, mas a verdade é que os ataques bombistas se repetem, quase diariamente.

Diyala – antigo bastião do grupo terrorista da al-Qaeda – continua a ser alvo de diversos atentados, devido à divisão da população muçulmana: xiitas e sunitas.

Os sunidas continuam a sua luta contra as forças de segurança iraquianas. Em março, nove soldados do exército iraquiano morreram, noutro ataque suicida ocorrido numa base em Kanaan, precisamente em Diyala.

Em destaque

Subir