Mundo

Irão diz que “ações e não as palavras” vão revelar reais intenções de Trump

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse hoje que “ações e não as palavras” vão revelar as reais intenções do Presidente norte-americano, que afirmou não querer uma “mudança de regime,” mas o “desaparecimento das armas nucleares” no Irão.

“Há muito tempo o aiatola Ali Khamenei disse que não queremos armas nucleares, emitindo um fatwa [decreto religioso] para proibi-las”, escreveu Mohamad Yavad Zarif na sua conta oficial na rede social Twitter.

O chefe da diplomacia iraniana acrescentou que “o terrorismo económico está a prejudicar o povo iraniano e a causar tensão na região”, uma alusão ao facto de Donald Trump ter decidido retirar unilateralmente, no ano passado, os Estados Unidos do acordo nuclear e retomar as sanções contra Teerão.

Estas declarações acontecem um dia depois de Donald Trump ter afirmado que os Estados Unidos não procuram uma “mudança de regime” no Irão.

A declaração do chefe de Estado norte-americano ocorre numa altura em que se agravam as relações entre Washington e Teerão.

“Nós não estamos à procura de uma mudança de regime no Irão, o que nós queremos é o desaparecimento das armas nucleares”, disse Trump numa altura em que os Estados Unidos enviaram forças militares para a região do Golfo Pérsico.

Mesmo assim, Trump disse que estima poder alcançar um acordo com Teerão.

Em destaque

Subir