Mundo

Irão convidado pela ONU a enviar ajuda humanitária para a Síria

siria guerraO Irão foi convidado pela secretária-geral adjunta da ONU a apoiar a Síria. Valery Amos destacou o “papel muito importante” do país no Médio Oriente e pediu aos governantes iranianos que enviem ajuda humanitária para a Síria e outros cenários de guerra: Gaza e Iraque.

O Irão, que muitas nações têm acusado de patrocinar grupos terroristas que atuam em zonas como a Síria, Iraque e Faixa de Gaza, foi formalmente convidado pelas Nações Unidas a enviar ajuda humanitária para cenários de guerra regionais, nomeadamente Síria, Iraque e Faixa de Gaza.

O pedido formal da ONU foi apresentado por Valery Amos, a secretária-geral adjunta para os assuntos humanitários e coordenadora de emergências.

“O Irão tem um papel muito importante que pode desempenhar para nos ajudar a obter um melhor acesso das organizações humanitárias à Síria e outros países”, afirmou Amos, numa conferência de imprensa em que o tema era a situação humanitária na Síria, um país mergulhado numa guerra civil desde 2011.

A responsável da ONU revelou, nomeadamente ao referir-se a “outros países” onde há cenários de guerra, que discutiu com as autoridades iranianas uma ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, onde têm ocorrido confrontos entre o grupo terrorista Hezbollah e Israel, um país que acusa o Irão de patrocinar, com armas e fundos, o Hezbollah.

Outro cenário de guerra regional que terá estado em cima da mesa, na reunião de Amos com Hossein Amor Abdolahian (vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão), foi o Iraque, eterno rival dos iranianos.

A ONU convidou o Irão a enviar ajuda humanitária para as minorias iraquianas perseguidas pelas forças do Exército Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla internacional), um grupo jihadista da etnia sunita.

Os sunitas são um ramo do Islão que se opõe aos xiitas, alegadamente financiados por Irão em países como o Iraque, na altura de Saddam Hussein (sunita), e a Síria de Bashar Al-Assad.

Em destaque

Subir