Nas Notícias

IPO-Porto estreia Curso Avançado de Ginecologia Oncológica

ipo_porto_1O cancro do ovário, os tratamentos e as novas abordagens terapêuticas vão estar em destaque no 1.º Curso Avançado de Ginecologia Oncológica organizado pelo IPO-Porto. Em Portugal, todos os anos, surgem mais de 350 novos casos de cancro do ovário.

O simpósio, que decorre nos dias 22 e 23 de junho no Auditório Principal do Instituto, vai reunir alguns dos melhores profissionais na área do cancro ginecológico, com o objetivo de discutir as melhores práticas na abordagem desta patologia.

Assim, o tratamento cirúrgico e a abordagem médica de primeira linha do cancro do ovário, a quimioterapia neoadjuvante (que se inicia antes da cirurgia) e os novos agentes terapêuticos são os principais temas a tratar neste 1.º Curso Avançado de Ginecologia Oncológica, dedicado ao cancro do ovário e organizado pela Unidade de Ginecologia do IPO-Porto em colaboração com o Centro Oncológico de Madrid – MD Anderson.

Em Portugal, todos os anos são diagnosticados mais de 350 novos casos de cancro do ovário, uma patologia oncológica silenciosa com uma elevada taxa de mortalidade, na ordem dos 70 por cento, devido ao diagnóstico da doença em fase avançada.

“Os métodos de rastreio existentes não são totalmente eficazes para este tipo de neoplasia, ao contrário do cancro da mama ou do cancro do colo do útero. Só no IPO-Porto recebemos anualmente mais de 60 novas mulheres com cancro do ovário. Nesse sentido, todas as formações que possamos realizar entre profissionais, bem como a troca de experiências com centro internacionais, são fundamentais para contribuir para um melhor conhecimento da doença e diminuição da elevada taxa de mortalidade causada por esta patologia”, explica Deolinda Pereira, diretora do Hospital de Dia do IPO-Porto.

O Instituto Português de Oncologia do Porto é a maior unidade oncológica do país, tendo sido o primeiro instituto a receber a acreditação como Comprehensive Cancer Centre (CCC), pela Organization of European Cancer Institutes (OECI), o mais elevado escalão na classificação dos Centros de Oncologia.

Em destaque

Subir