Tecnologia

iPhone X apresenta um número de avarias fora do comum

O iPhone X é, atualmente, o smartphone mais caro do mercado. É também aquele que gerou um maior número de interesse por parte dos utilizadores nos últimos tempos, ou não fosse este ser o iPhone ‘mais diferente’ de todos.

O iPhone X, não só fica caro na compra como ficará caro na hora de reparar, dada a sua complexidade de montagem. A forma como estão instalados os componentes, incluindo o formato do ecrã, obrigam a mais manobras para a desmontagem do mesmo.

Apesar de ser um equipamento premium, o iPhone X não está imune a avarias. É precisamente isso que tem acontecido, e em largo número, algo que a iServices classifique isto como sendo fora do comum.

Em causa estão problemas relacionados com os ecrãs OLED presentes no topo de gama da Apple. Na última semana, foram vários os utilizadores a recorrer ao serviço pós-venda da Apple devido ao aparecimento de uma linha verde/vermelha no ecrã.

Em termos técnicos, há duas formas para isto acontecer, sendo o mau uso (queda) uma delas ou defeito de fabrico da própria peça. Como o volume pela procura do serviço pós-venda é elevadíssimo, pode dar-se o caso de ser a segunda opção, defeito de fabrico.

Convém não esquecer que os ecrãs OLED presentes no iPhone X são fabricados pela Samsung. E também convém lembrar que, no passado, os Galaxy S7 sofriam do mesmo problema, o que nos pode fazer crer que o problema possa ser mesmo defeito de fabrico de alguns ecrãs OLED.

No entanto, e segundo declarações da própria Apple, é normal existirem algumas alterações de comportamento nas tonalidades de cor dos ecrãs OLED.

“Se olhar para um ecrã OLED de ângulos diferentes, poderá reparar que a cor e a tonalidade sofrem ligeiras alterações. Esta é uma característica da tecnologia OLED e um comportamento esperado.”

“Em caso de utilização prolongada, os ecrãs OLED podem inclusivamente apresentar ligeiras alterações visuais. Este também é um comportamento esperado e pode incluir “persistência da imagem” ou um efeito de “imagem queimada”, isto é, o ecrã apresenta um vestígio esbatido de uma imagem, mesmo após a substituição dessa imagem por uma nova.”

Apesar disso, o aparecimento da tal luz ver ou vermelha leva-nos a crer que estamos perante o mesmo problema que surgiu nos Galaxy da Samsung.

Em destaque

Subir