Tecnologia

iPhone reparado em lojas não autorizadas pode parar de funcionar

iphone_6s_aple_apresentaçao

É um erro que tem inquietado muitos fãs da marca da maçã e que tem deixado muitos aparelhos inutilizáveis. Em causa está o Touch ID e a forma como a marca de Cupertino ‘assina’ os componentes de hardware.

Até agora, ninguém sabia qual a causa do “error 53”, uma anomalia que tornava inutilizáveis aparelhos com o Touch ID, a partir do iPhone 5S. Segundo vários órgãos de comunicação, entre eles o The Guardian, este erro deve-se à utilização de componente no iPhone que não são originais.

Em causa está a reparação do Touch ID em lojas de reparação não autorizadas pela Apple. Por vezes procuramos as soluções mais baratas para a reparação dos nossos smartphones, seja o ecrã partido, seja outro tipo de avaria que requer substituição de componentes.

Parece que no caso da Apple, esta decisão dos utilizadores tornar-se-á penosa e muitos mais cara do que levar à marca. É que segundo os regulamentos da Apple, e não só, a reparação do aparelho em lojas não oficias dentro do prazo legal da garantia invalida a mesma.

Este erro começou a aparecer recentemente no iPhone 6 e no iPad, estando relacionado com um update do iOS 9. Foi a partir daqui que mais queixas surgiram dos utilizadores sobre estes “erros 53”.

A Apple já confirmou que isto não se trata de um erro, mas sim um recurso do iOS para tornar o aparelho mais seguro contra furtos. Apesar disso, alguns utilizadores estão a ver isto como um ‘castigo’, pelo facto de não levarem o equipamento à marca quando avaria. Mas não é.

“Levamos a segurança dos consumidores muito a sério e o ‘Erro 53’ é o resultado de verificações de segurança destinadas a proteger os nossos clientes. O iOS verifica se o sensor ‘Touch ID’ no seu iPad ou iPhone corresponde aos outros componentes do aparelho”, escrever a Apple num comunicado.

Portanto, se o seu iPhone a partir da versão 5S começar a dar problemas, pense duas vezes antes de o levar a uma casa não certificada. O prejuízo pode ser muito maior do que aquilo que estaria à espera.

 

Em destaque

Subir