Nas Notícias

Uma investigadora do IPATIMUP criou guias sobre oito cancros diferentes

Paula Silva, investigadora do IPATIMUP, criou oito guias para resumir tudo sobre o cancro. O conjunto chama-se ‘Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar’.

O projeto foi desenvolvido por Paula Silva, investigadora  da Unidade de Comunicação do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), e teve o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

As brochuras servem para responder, de forma simples e acessível, às questões mais básicas sobre oito tipos de cancro: cólon, esófago, mama, próstata, pulmão, estômago, bexiga e tiróide.

Os livrinhos abordam vários temas sobre a realidade da doença oncológica, como os fatores de risco, sinais de alerta e sintomas, o diagnóstico, os tratamentos mais comuns e um resumo dos principais ‘palavrões’ médicos.

Com base nas entrevistas realizadas a doentes oncológicos, a investigadora desenvolveu ainda um resumo sobre os direitos destes pacientes.

Cancro_Mama_Dia_Mundial_900‘Conhecer a doença: os doentes em primeiro lugar’ vai estar disponível na página da Direção-Geral de Saúde.

Em destaque

Subir