Tecnologia

iPad Pro é poderoso. Mas ainda não substitui o seu computador

ipad_pro_review

A Apple apresentou o iPad Pro com pompa e circunstância. Aliás, Tim Cook, o CEO da Apple, afirmou mesmo, no seu lançamento, que os utilizadores depois de comprarem o iPad Pro não vão mais querer saber do seu computador.

Ora, são várias as empresas e sites da especialidade a dizer precisamente o contrário. E nem era preciso tanto, bastava para isso saber a diferença entre um sistema operativo ‘mobile’ (iOS) e um sistema operativo ‘desktop’ (Windows).

Pelos vistos Tim Cook não assemelhou essas diferenças e são já algumas as vozes discordantes às declarações do CEO da Apple. Uma dessas vozes é um responsável da Adobe, precisamente do mercado mobile.

David Macy, responsável pela área mobile da Adobe, afirma que o iPad Pro já é capaz de executar muitas tarefas, mas não pode substituir um computador a curto prazo, tal é a capacidade de trabalho de um computador portátil.

“Podemos fazer uma quantidade tremenda de trabalho de design e concessão só no iPad Pro, mas não acho que a maioria das pessoas esteja preparada para transferir todo o fluxo de trabalho para o iPad. E é por isso que a integração com o computador é muito importante”, afirmou Davis em declarações ao TechRadar.

Também o pessoal do Engadget, depois de efetuar o seu respetivo review ao iPad Pro, mostraram muitas reticencias às declarações de Tim Cook. Depois de um longo review, a ideia que ficou, segundo o pessoal do Engadget, é que o iPad Pro não tem um teclado consistente, falta-lhe uma entrada para rato, uma barra de tarefas rápida e acessível, e um suporte maior aos programas existentes no Windows que não funcionam nas versões mobile (iOS).

O título do seu review é claro: o iPad Pro é um tablet grande e poderoso, mas não vai substituir o seu portátil. No resumo do seu review, é referido o facto de o iOS 9 não ser tão hábil em multitarefa como o Windows de um computador portátil.

Apesar de ter apresentado um bom dispositivo, o líder da Apple foi demasiado otimista ao afirmar que o mesmo iria substituir um computador, esquecendo-se do universo de software que só está desenhado para arquitetura x86. Soou a alguma fanfarronice a afirmação de Tim Cook.

Para os vários entendidos, o iPad Pro servirá como um bom complemento ao seu computador, mas nunca como substituto.

 

Em destaque

Subir