Nas Notícias

IP3 prometido pela terceira vez, lembra Almeida Henrique

António Costa foi hoje lançar  a requalificação do IP3, entre Penacova e Lagoa Azul. Foi o terceiro primeiro-ministro a fazê-lo, lembrou o presidente da Câmara de Viseu.

Em declarações à Renascença, Almeida Henrique referiu que a mesma obra foi prometida, sem nunca sair do papel, pelos Governo de José Sócrates e Passos Coelho.

“No tempo do engenheiro Sócrates fui a Mortágua e depois com uma repetição em Viseu em que se lançava o IP3. Já no final do mandato de Passos Coelho, (…) era também apresentada a Via dos Duques. Agora será a terceira vez”, afiançou.

Mais uma vez, a promessa de reestrutura é feita “no nó da Raiva”, continuou o autarca.

“Espero não ficar com raiva porque mais uma vez vão avançar com a autoestrada”.

Fala quem sabe. Almeida Henriques fez parte de um dos Governos que prometeu e não cumpriu.

Entre junho de 2011 e abril de 2013, foi secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, no executivo de Passos Coelho. Não saiu em desacordo pelo incumprimento da promessa, mas para se candidatar, pelo PSD, à Câmara de Viseu.

Ligando Coimbra e Viseu, o IP3, construído há cerca de 30 anos, é uma das vias perigosas do país. Apesar de ser um Itinerário Principal (IP), apenas um quinto da via tem perfil de autoestrada.

De acordo com o projeto de reestruturação hoje lançado, cuja primeira fase vai incidir entre o nó de Penacova e o nó da Lagoa Azul, com o início das obras prometido para 2019, cerca de 85 por cento do IP3 vai ficar com duas faixas em cada sentido.

Em destaque

Subir