Nas Notícias

Iogurtes e bolachas na mira do Governo por causa do açúcar

O Governo prepara-se para implementar nova legislação que visa combater os açucares e gorduras nos produtos que são consumidos. O ‘combate’ será dos iogurtes às bolachas.

“Vamos propor que seja elaborado um cabaz dos [alimentos] mais representativos. Nos cereais, por exemplo, vamos tentar perceber quais os que 80 por cento da população consome e depois, anualmente, iremos medir o açúcar (…) de modo a saber se estamos a conseguir reduzir a quantidade de sal e açúcar que ficar definido com acordo com a indústria”, salientou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Em entrevista à agência Lusa, Fernando Araújo, mostrou-se satisfeito com o impacto da taxa aplicada às bebidas açucaradas no último ano.

Além de representar um encaixe financeiro para o Estado, esta medida levou a uma redução do consumo calculada em “5500 toneladas de açúcar”.

O governante diz que o encaixe financeiro na ordem dos “80 milhões de euros” serviu para o “pagamento das dívidas do Serviço Nacional da Saúde (SNS)”.

“A nossa proposta é de três anos com metas anuais de redução de sal e de açúcar nos produtos que consideramos mais importantes para ver se conseguimos por esta via melhorar a qualidade da alimentação dos portugueses”, explicou Fernando Araújo, em declarações à agência Lusa.

O Governo vai “colocar objetivos de redução anuais, de modo a que estejam alinhados com as boas práticas europeias.”

Em destaque

Subir