Nas Notícias

Ioga de luto: Guru Iyengar, de 95 anos, morre de problemas cardíacos

iyengar A quem pratica ioga o nome de Iyengar não é indiferente. Durante mais de meio século, este guru indiano ajudou a celebrizar a prática à escala mundial, partilhando-a com famosos como Yehudi Menuhin e Aldous Huxley. Iyengar morreu hoje, com 95 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, um dos mais prestigiados gurus de ioga, morreu hoje, aos 95 anos de idade.

A notícia foi avançada pelo site do guru e reforçada pela imprensa da Índia, que destaca os problemas cardíacos que afetavam Iyengar.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, usou mesmo o título honorífico ‘shri’ quando se pronunciou sobre o óbito: “gerações vão lembrar-se de shri BKS Iyengar como um bom guru, um estudioso e um dos pilares que trouxe o ioga para a vida de muitos em todo o mundo”.

Iyengar foi um dos principais responsáveis pela dinamização da prática à escala planetária. Seguido por personalidades como o maestro e violinista Yehudi Menuhin e o escritor Aldous Huxley, tornou-se no ‘guru das celebridades’, o que impulsionou o ioga nos países ocidentais.

Foi em 1952 que, por apresentação de Menuhin, Iyengar se apresentou ao ocidente. Quase meio século depois, em 2004, a revista Time incluiu-o na lista das pessoas vivas mais influentes do mundo.

Vários vídeos de entrevistas e demonstrações de ioga têm resistido ao tempo, como esta prática de 1976. Durante quase uma hora, Iyengar faz do corpo o impossível:

https://www.youtube.com/watch?v=T8GOFDRXYbQ

Em destaque

Subir