No Dia Mundial de Luta contra a sida, é anunciado e entregue o Prémio Partnering for Cure Research Funding 2014, de cerca de 100 mil euros, no X Congresso Nacional de VIH/sida, organizado pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS).
Da equipa nacional fazem parte os investigadores Pedro Borrego, farmacêutico e investigador, Nuno Taveira, farmacêutico e professor catedrático, e Helena Florindo, farmacêutica e professora auxiliar, e que representam o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCEM) e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (iMed.ULisboa), com o trabalho intitulado ‘Terapia Génica Para a Cura da Infeção pelo VIH: utilização de replicões de ARN para atuar contra a entrada e a latência do VIH’.
A equipa portuguesa ganhou este prémio com um projeto pré-clínico que tem como objetivo tentar curar a infcção pelo VIH através de duas estratégias novas e complementares de terapia genética que neutralizam duas etapas diferentes do ciclo de replicação viral: a entrada em novas células e a latência no interior de células já infetadas.
O projeto pretende demonstrar que estas novas estratégias de terapia genética podem eliminar o VIH das células, o que justificará estudos subsequentes em modelos animais, que são um passo indispensável rumo à cura da infeção pelo VIH.
O projeto foi selecionado de entre cerca de 100 outros projetos propostos por investigadores europeus e premiado com uma bolsa de cerca de 100 mil euros.
O grupo premiado foi selecionado por um painel de cientistas internacionais que integram o programa Partnering for Cure, uma iniciativa pioneira na Europa apoiada pela Bristol-Myers Squibb.
A liderança da iniciativa Partnering for Cure, em Portugal, encontra-se a cargo de um painel de especialistas clínicos e de investigação relevantes: Isabel Aldir, Hospital de Egas Moniz; Ana Espada de Sousa, Instituto de Medicina Molecular; Rui Tato Marinho, Hospital Santa Maria; Nuno Taveira, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia de Lisboa; Eugénio Teófilo, Hospital Santo António dos Capuchos; e Emília Valadas, Hospital de Santa Maria.
A Bristol-Myers Squibb desenvolveu a iniciativa Partnering for Cure com os objetivos de proporcionar educação clínica a médicos interessados em virologia, apoiar os investigadores ativos em virologia e proporcionar aos médicos e investigadores um fórum de discussão sobre os avanços em virologia com vista à cura e está assente em três componentes básicos – educação, intercâmbio científico e investigação científica.