Nas Notícias

Investigadores de Coimbra procuram idosos para projeto ‘+ Memória’

Idosos_900

Uma equipa de investigados da Universidade de Coimbra está à procura de idosos voluntários para o projeto ‘+Memória’.

Os voluntários podem inscrever-se através do telefone 239 247418 ou através deste email.

Duas dezenas de investigadores da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), coordenados pelos Professores Mário R. Simões e Jorge Almeida, estão a desenvolver um estudo que visa avaliar a melhoria da capacidade de memória no envelhecimento.

Em projetos anteriores, investigadores do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) desenvolveram de raiz um programa de treino cognitivo e aplicaram-no em pessoas idosas com diagnóstico de doença de Alzheimer (fase inicial).

Este programa,  que evidenciou “ser bastante eficaz”, é constituído por exercícios de treino das capacidades mnésicas baseados em técnicas já testadas quanto à sua eficácia (aprendizagem sem erros, recuperação espaçada, eliminação de pistas, entre outros).

Agora, a equipa pretende testar um programa semelhante em idosos saudáveis, com o objetivo de verificar a sua eficácia na prevenção do declínio da memória, típico do envelhecimento normal: projeto +Memória.

Nesse sentido, os investigadores estão a solicitar a colaboração de pessoas com 60 ou mais anos, independentes, para participarem no programa composto por 15 sessões presenciais, que decorrem de segunda a sexta-feira na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.

O programa de estimulação de memória é desenvolvido no âmbito da pesquisa, financiada pela Fundação Bial e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

“Consiste num conjunto de tarefas com diferentes níveis de dificuldade, entre as quais, associação de faces e nomes, aprendizagem e evocação de listas de palavras (p. ex., lista de compras) e visualização de cenários visuais complexos (por exemplo, paisagens), entre outras”, explicam Ana Rita Martins e Lénia Amaral, investigadoras no projeto.

O plano, que inclui ainda “a estimulação neuronal (estimulação direta do cérebro)”, fornece estratégias que “possam melhorar a capacidade mnésica dos idosos, ou seja, apresenta uma abordagem eficaz para prevenir o declínio da memória, uma das principais capacidades cognitivas que diminui com o envelhecimento”.

“O objetivo é treinar a capacidade de memória de forma a melhorar o desempenho diário dos participantes e prevenir o declínio, promovendo um envelhecimento saudável”, realçam as investigadoras do CINEICC.

Em destaque

Subir