Nas Notícias

Investigadores da UC explicam valor da floresta mediterrânica através de filme de animação

montado filme 400 Investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra (UC), esclarecem o valor da biodiversidade e dos chamados serviços do ecossistema, através do filme de animação ‘O Montado: Enquanto vivermos juntos’, lançado hoje, no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia.

O filme de animação, disponível neste link, documenta a biodiversidade e as dinâmicas da Floresta Mediterrânica, e do Montado em particular. A investigadora Anabela Marisa Azul sublinha que «o sobreiro encontra-se em declínio desde há vários anos”.

“Os incêndios frequentes e a exploração intensiva comprometem os serviços do solo, como a reciclagem de nutrientes e a nutrição mineral, e a saúde do sobreiro. O Montado com exploração multifuncional, criado pelo homem, contribui para acrescentar valor económico, conservar a biodiversidade e os serviços do ecossistema”, diz.

O filme, realizado no âmbito do projeto “O Montado: da biodiversidade aos serviços do ecossistema”, financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva e Programa COMPETE, reúne resultados de investigação pela equipa do CEF.

O projeto tem como parceiros o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora e o LIRIO, o Conservatório de Música de Coimbra, Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, a Escola B1 de Figueiró do Campo, do Agrupamento de Escolas Martinho Árias – Soure.

Em destaque

Subir