Tecnologia

Investigadores da UA criam comando de televisão que não precisa de pilhas

comando televisao 1Equipa de investigação criou um sistema que converte as ondas eletromagnéticas, enviadas pelo televisor, em energia suficiente para fazer funcionar o comando. Tecnologia pode no futuro fazer com que se poupe sobretudo o ambiente.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro acaba de criar um protótipo de um telecomando de televisão, que não usa pilhas. Aliás, não usa qualquer energia interna. Para se alimentar e enviar sinais à TV para mudar de canal ou aumentar o som, este comando recebe as ondas de rádio enviadas pela própria televisão, e converte-as em energia.

Para já, é tudo uma miragem, certo é que, caso esta tecnologia venha a ser melhorada e comercializada, podem ser poupados milhões de euros anualmente, gastos normalmente em pilhas para os vários comandos lá de casa.

Existe ainda outra boa notícia, o ambiente. Com este novo avanço na tecnologia, poderiam ser dispensados milhões de pilhas anualmente.

Nos testes já realizados, a equipa do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro conseguiu converter as ondas de rádio enviadas pela televisão e fazer acender duas pequenas luzes no comando. No futuro, caso a equipa consiga melhorar a tecnologia, a mesma poderá ser aplicada a outros aparelhos, como sensores, comandos de garagem, aparelhos de ar condicionado, entre outros.

Já na parte do design da tecnologia, a antena instalada neste comando revolucionários não difere muito daquilo que estamos acostumados a ver.

Em destaque

Subir