Nas Notícias

Investigadores de Coimbra convocam grávidas para estudo do stress perinatal

Gravida_900Faculdade de Medicina da UC está a recrutar grávidas voluntárias para projeto “Bem-Estar Perinatal – Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários”.

Em fevereiro, uma equipa multidisciplinar de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai aplicar um programa pioneiro de prevenção e intervenção na depressão perinatal.

O projeto de investigação, intitulado “Bem-Estar Perinatal – Rastreio, prevenção e intervenção precoce na depressão perinatal nos cuidados de saúde primários” pretende minimizar o elevado impacto negativo da depressão durante a gravidez e pós-parto.

O programa fornece estratégias para ajudar a lidar com o stress, ansiedade e desânimo e para melhorar o bem-estar da mulher.

Para desenvolver o estudo, a equipa está a recrutar grávidas de todo o país, com mais de 18 anos de idade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste endereço eletrónico ou do telefone: 239 857 759.

“Todas as mulheres grávidas poderão, potencialmente, beneficiar com esta intervenção, pois a todas será dada a oportunidade de serem avaliadas quanto à presença de sintomas de depressão perinatal e fatores de risco associados”, diz a coordenadora do estudo, Ana Telma Pereira.

As grávidas que “mantiverem sintomas clinicamente relevantes após o programa ou a quem seja diagnosticada depressão perinatal serão encaminhadas para consulta externa de psiquiatria, para avaliação e tratamento especializado por membros da equipa de investigação, no Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, explica a investigadora do Serviço de Psicologia Médica da FMUC.

O estudo é financiado pelo Programa Iniciativas de Saúde Pública, EEA-Grants (MFEEE 2009-2014), resultante do memorando de entendimento celebrado entre o Estado Português e os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega).

Em destaque

Subir