Tecnologia

Investigadores açorianos criam sabonetes a partir de lamas vulcânicas

sabonetes_vulcanicosOs recursos naturais açorianos estão a ser aproveitados para a produção de vários produtos cosméticos, embora ainda não sejam comercializáveis. As lamas vulcânicas e pedra-pomes que proliferam nos Açores permitirão criar loções, geles e sabonetes esfoliantes para, posteriormente, serem vendidos no mercado.

Investigadores estão a testar produtos dermocosméticos a partir de lamas vulcânicas e pedra-pomes no intuito de rentabilizar um recurso natural existente no arquipélago dos Açores.

“As loções, geles e sabonetes foram criados incorporando recursos geológicos existentes nos Açores, como as lamas termais e a pedra-pomes. Neste momento, estamos em fase de testes para concluir o seu efeito. O objetivo é criar um produto para ser comercializado mais tarde”, explicou João Carlos Nunes, diretor científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores.

O projeto tem uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro e integra-se na investigação desenvolvida pelo Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores no âmbito do projeto TERMAZ (Termalismo, Lamas Termais e Águas Engarrafadas dos Açores, que visa o aproveitamento e valorização dos recursos termais do arquipélago).

Em destaque

Subir