Tecnologia

Internet: Domínios .pt disponíveis para todos a partir de maio

dominio_pt_1A decisão tardou mas finalmente chegou. A partir do primeiro dia do mês de maio, qualquer pessoa poderá registar facilmente um domínio com o sufixo .pt, à semelhança com o que acontece com o .com por exemplo. Proposta de liberalização tem quatro anos.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), organização portuguesa que controla os domínios .pt. A partir do dia 1 de maio, qualquer pessoa ou empresa poderá registar um domínio com essa terminação.

Até agora, para tal, a entidade teria de mostrar prova que detinha a marca registada com o mesmo nome do domínio pretendido. Outra possibilidade era que esse mesmo nome de domínio constasse no nome da empresa. Contudo, as complicações vão acabar em breve.

As novas regras entram em vigor já no próximo dia 1 de março, depois da proposta ter sido feito há quatro anos atrás, em 2007. Porém, será depois dado um prazo de dois meses para possibilitar às marcas o registo de domínios que tenham ainda por registar. Passado esse período, o mercado fica livre a todos, o que deve despontar uma autêntica guerra virtual pelos domínios com palavras mais significantes.

O registo do .pt passa portanto a ser tão fácil e simples como registar um domínio .com. Segundo o Sapo Tek, existem atualmente em Portugal cerca de 126 mil domínios .pt registados. Já .com.pt são cerca de 31 mil e .edu.pt pouco mais de sete mil.

Em declarações à mesma fonte, Pedro Veiga afirma que a decisão de liberalizar os .pt peca por tardia, visto que caso a mesma tivesse sido feita há mais tempo hoje teríamos um número muito superior de domínios com esse sufixo.

Para qualquer utilizador com intenções de registar um domínio .pt, resta esperar agora até 1 de maio. O processo será também bastante simplificado, à semelhança do que acontece com outros, como o .com. Basta verificar se o domínio pretendido está livre, efetuar o pagamento, e pronto. Tudo isto feito pela Internet e de forma muito rápida.

Em destaque

Subir