Tecnologia

Internet: Daqui a dois anos, seis em cada 10 páginas que visita terão conteúdos copiados

internet 3Estudo revela que, em 2014, apenas 37 por cento do que está publicado online é original. O resto, será aproveitamento ilícito dos plagiadores.

Não é novidade para ninguém mas não deixam de ser números interessantes e preocupantes.

Segundo um estudo do site All Twitter, em 2014, 37 por cento do conteúdo disponível na Internet será copiado de outras fontes, ou seja, mais de seis em cada 10 páginas que visita (63 por cento) terá recorrido à cópia ilícita de conteúdos para lhe mostrar determinada informação, seja em texto, em vídeo ou imagem.

Segundo os investigadores, as redes sociais são o principal veículo para a cópia de conteúdos. Na verdade, os criadores originais desses pouco ou nada podem fazer quando vêm os seus textos publicados por terceiros na Internet, na maioria das vezes sem qualquer tipo de menção ao autor.

Os blogues relacionados com páginas no Facebook são provavelmente o melhor exemplo desta realidade. Na maioria das vezes, mesmo que entendidas reguladoras tentem avançar com alguma medida, torna-se muito difícil, senão mesmo impossível, identificar o autor do plágio.

A verdade é que muitos passam, na maioria das vezes, como sendo os próprios autores dos textos, vídeos ou imagens. Para o utilizador comum, diga-se, o importante é a informação. O autor dessa mesma, fica, quase sempre, na sombra do sucesso e do reconhecimento.

Em destaque

Subir