Nas Notícias

Que interesses serve a TDT e porque só tem quatro canais?

Televisao_TV_Audiencia_900A TDT nasceu por imposição da União Europeia e é ‘vendida’ como uma forma de melhorar a qualidade do serviço de televisão. Mas, além do problema do investimento nos descodificadores, os portugueses enfrentaram dificuldades com a instalação. Tudo para desfrutarem dos mesmos quatro canais e de qualidade de imagem semelhante (ou pior). Que interesses serve a TDT?

Por que razão a Televisão Digital Terrestre só fornece quatro canais? Afinal, que interesses serve esta TDT?

O sistema de Televisão Digital Terrestre foi entregue à então Portugal Telecom, empresa que tinha o seu próprio produto de televisão, através da Meo. Nesse sentido, um TDT abrangente, com mais do que quatro canais, geraria um conflito de interesses.

A questão coloca-se: para que serve o TDT? Deixemos de lado a receita elevada que permitiu, na venda de descodificadores. Deixemos também de lado o facto de o operador detentor de um produto concorrente de televisão – a Portugal Telecom, através do Meo – não ter nos seus planos a melhoria das potencialidades da Televisão Digital Terrestre.

Um trabalho da Universidade do Minho, da autoria de Sergio Denicoli, permitiu perceber que Portugal está ao nível da Estónia e Letónia, com quatro canais digitais, apenas.

“Os Países Baixos transmitem apenas três canais nacionais, no entanto, transmitem também canais regionais. Além disso, a taxa de penetração da TDT nos Países Baixos é pequena e atinge apenas 13 por cento da população, conforme dados do Observatório Audiovisual Europeu”, pode ler-se, nessa pesquisa.

No Reino Unido, há 43 canais disponíveis em TDT. Em Itália, há 39. Na Alemanha 35, em Espanha 27 e em França 18 canais. E se Portugal tivesse dezenas de canais em sinal digital? Provavelmente, a Meo e os restantes operadores perderiam clientes.

A televisão digital surgiu após decisão de Bruxelas, que quis ver desligado o sinal analógico, para desocupar o espaço radioelétrico. O objetivo é permitir que esse espaço fosse libertado para telemóveis e a alta definição de emissões, por exemplo. Diversos países aderiram. Refira-se, no entanto, que somente quatro países (entre os quais Portugal) possuem menos de cinco canais no TDT.

Em termos técnicos, o sistema atual de TDT poderia disponibilizar mais canais. Mas não o faz, porque há interesses, que travam até o alcance dos canais temáticos que alcançam curtas audiências em serviços com o Meo, ou a NOS, na chamada “televisão paga”.

Por imposição da União Europeia, pretende-se aumentar a qualidade do sinal e a capacidade para mais canais. No entanto, em Portugal, mantêm-se os mesmo quatro canais da televisão analógica, o que contraria a… lógica.

Em destaque

Subir