Mundo

Instrutor de atentados suicidas faz-se explodir e mata ainda 21 alunos

instrutor atentados 210instrutor atentadosUm instrutor de atentados suicidas fez-se explodir, por acidente, quando ensinava uma turma a manejar um cinto de explosivos, no Iraque. Para além do terrorista, dum ramo dissidente da Al-Qaeda, morreram 21 alunos e outros 15 ficaram feridos.

Um invulgar acidente de trabalho ocorreu na segunda-feira no Iraque: um terrorista do Estado Islâmico do Iraque da Síria (ISIS, na sigla original), instrutor de atentados suicidas, fez-se explodir acidentalmente quando explicava aos alunos como utilizar um cinto com explosivos para semear o terror. Na sequência do erro, o instrutor e 21 alunos morreram, tendo outros 15 ficado feridos.

“É Deus a enviar uma mensagem às pessoas más e aos criminosos do mundo, a dizer-lhes para parar com a injustiça e trazer a paz. O mal não triunfará no fim. A vida vencerá sempre sobre a morte”, comentou Raad Hashim, um iraquiano citado pelo jornal New York Times.

O incidente ocorreu num complexo militar do ISIS no nordeste da província de Salahuddin, de acordo com as informações da polícia e do exército iraquiano. O instrutor usou um cinto com explosivos verdadeiros para demonstrar o funcionamento do mesmo e terá cometido um erro fatal. No local foram encontradas várias caixas de explosivos (incluindo 10 carros armadilhados prontos para serem usados em operações suicidas) e armamento pesado. As autoridades detiveram oito militantes do ISIS quando tentavam escapar.

Os ataques suicidas com recurso a explosivos têm aumentado nos últimos meses. Só no ano passado, o terrorismo foi responsável por mais de 9000 mortes. Em novembro de 2013, as autoridades registaram 50 ataques suicidas, número muito acima dos três registados em novembro de 2012.

O ISIS é um grupo extremista sunita formado na Al-Qaeda que se tornou dissidente e tem assumido um número crescente de ações no Iraque e na Síria.

Em destaque

Subir