Economia

Instituto Nacional de Estatísticas destaca subida de 10 por cento das exportações no último trimestre

contentoresAs vendas para o exterior subiram mais de 10 por cento no último trimestre, quando comparado com igual período de 2011. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas, o défice da balança comercial foi reduzido em 1.275 milhões de euros.

As exportações continuam a aumentar, realçou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). No último trimestre, a subida foi de 10,4 por cento, quando comparado com igual período do ano passado, e a tendência foi confirmada dentro do mesmo prazo, ou seja, as vendas para o exterior subiram 6,8 por cento em junho, 8,3 em julho e 10,4 por cento em agosto.

Esta evolução positiva teve reflexos imediatos na balança comercial, com a redução do défice inerente às trocas comerciais com o estrangeiro. Aliado à diminuição das importações (com uma queda de 1,5 por cento), o aumento das exportações gerou ganhos de 1.275 milhões de euros, diminuindo o défice da balança comercial em 37 por cento. No último trimestre, o défice foi reduzido a 2,18 mil milhões de euros.

Em destaque

Subir