Tecnologia

“Instant Articles” Facebook vai rivalizar com o Google News?

instant_articles_facebook

A cada dia que passa surge uma novidade no Facebook. Depois das chamadas de vídeos, através do FB Messenger, depois do projeto do seu próprio motor de busca, surge agora um novo foco de investimento para a rede social de Mark Zuckerberg.

Trata-se do “Instant Articles”, que, embora não seja assumido por nenhum responsável da rede social, poderá ser uma ferramenta para competir com o Google News, o maior agregador de notícias.

O Instant Articles consiste em publicar artigos de jornais diretamente no Facebook, ao invés de partilhar os links para as respetivas páginas.

Isto já levantou algumas questões, nomeadamente, as fontes de receita de algumas publicações, que vivem, sobretudo, da publicidade.

Segundo o New York Times, citando fontes da rede social, as publicações, à semelhança das próprias páginas dos jornais, poderão agregar os seus próprios anúncios e, assim, arrecadar receita. Também poderão optar, segundo a mesma fonte, por ‘aceitar’ publicidade do Facebook e partilhar as receitas com a rede social.

Por enquanto, só algumas publicações estão disponíveis no ‘Instant Articles’, entre elas a do New York Times. Esta aplicação, por agora, só está disponível para o iOS, o sistema operativo móvel da Apple. Em breve chegará ao Android, segundo o The Verge.

Uma das vantagens do ‘Instant Articles’, segundo os seus criadores, é o facto de este carregar as noticias 10 vezes mais rápido do que as noticias carregadas em sites, que demoram cerca de 8 segundo a abrir.

“As pessoas partilham vários artigos no Facebook, especialmente na nossa APP móvel. Contudo, hoje estas histórias demoram, em média, oito segundos a carregar, o que as torna, de longe, os mais lentos conteúdos do Facebook. O Instant Articles vai tornar o acesso à leitura 10 vezes mais rápida que o standard dos restantes artigos publicados na Internet”, diz um comunicado da rede social acerca desta nova APP.

 

Mais partilhadas da semana

Subir