Aplicação de fotografia completa dois anos de vida, o tempo que demorou para ser comprada pela maior rede social do mundo.
O Instagram, a aplicação para smartphones que permite tirar e partilhar fotografias com todo o mundo, fez no passado sábado dois anos.
A primeira versão da famosa aplicação foi lançada a 6 de outubro de 2010. Num ano em que surgiu o ‘boom’ dos smartphones, o Instagram rapidamente se tornou no aplicativo favorito de milhões de utilizadores. Aos poucos, foi-se tornando numa rede social, onde hoje é possível ver e partilhar fotografias com os amigos praticamente em tempo real.
A empresa surgiu pelas mãos de Kevin Systrom e Mike Krieger. Inicialmente disponibilizaram o Instagram apenas para dispositivos iOS. Mais tarde, já em 2012, viriam a lançar a versão para aparelhos com sistema operativo Android.
Ao mesmo tempo, o Facebook ia encontrando bastantes dificuldades com as suas versões móveis. A primeira aplicação da maior rede social do mundo esteve longe de ser bem recebida pelos utilizadores.
Assim, em abril de 2012, e nem dois anos passados depois do lançamento do Instagram, a empresa é comprada pela rede social de Mark Zuckerberg, por mil milhões de dólares (saiba mais aqui).
O processo de compra demorou algum tempo para ser aprovado. Contudo, já em agosto, as entidades reguladoras deram o “ok”. Com uma conta bancária bem recheada, os 12 funcionários do
Instagram mudaram-se então para as instalações do Facebook, na Califórnia.
Recentemente, a aplicação de fotografia ultrapassou o ‘todo-poderoso’ Twitter nas plataformas móveis. Atualmente, nos EUA, o Instagram regista em média cerca de 7,3 milhões de utilizadores por dia, mais meio milhão que a rede social dos 140 caracteres (saiba mais aqui).