Mundo

Instabilidade política na Grécia: Líder radicalista de esquerda quer formar novo governo

alexis_tsiprasDepois de várias tentativas para a formação de novo governo grego, Alexis Tsipras, líder da esquerda radical grega, vai hoje tentar formar uma coligação.

O líder do partido, Syriza, o qual ficou surpreendentemente no segundo lugar das legislativas antecipadas na Grécia, vai tentar formar ainda no dia de hoje um novo governo de coligação, após o fracasso do conservador Antonis Samaras.

Segundo a constituição grega, o partido que ficar em segundo lugar deve explorar hipóteses de governação. Assim sendo, Tsipras vai tentar a sua sorte e será hoje recebido pelo presidente da República, Carolos Papoulias.

O partido radical de esquerda é contra as medidas de austeridade impostas pelos pacotes da União Europeia e FMI. Conseguiu um resultado extraordinário, através da triplicação dos votos em 16,7 pontos percentuais, comparativamente com as últimas eleições, e ganhando 52 deputados no parlamento. Terá agora de encontrar uma aliança com outros dois partidos.

Alexis Tsipras já afirmou que pretende formar um novo Governo de esquerda com a finalidade de renegociar os planos de assistência financeira e atenuar as medidas de austeridade no país. Uma delas é a anulação de parte da dívida grega.

O líder radical de esquerda poderá agora ter ligeiras dificuldades na construção de um novo governo, dado que o partido comunista KKE, rejeita a coligação com o Syriza e com o terceiro partido de esquerda, o Dimar.

Em destaque

Subir