Apresentações/Novidades

Inovadores e híbridos

bmw i8bmw i8 510Já o dissemos. O Salão de Frankfurt deste ano revelou uma clara aposta dos construtores em modelos que recorrem a energias alternativas, nomeadamente elétrica em conjugação com os convencionais motores de combustão. Soluções híbridas que acompanham a inovação.

E no certamente germânico um dos automóveis que chamam mais a atenção é, sem dúvida, o BMW i8. Um desportivo que a marca de Munique classifica de “desportivo mais avançado do Mundo”.

De facto as linhas futuristas deste novo protótipo de dois lugares é a encarnação de um superdesportivo ecológico, que incorpora as tecnologias eDrive, nomeadamente a construção em materiais compósitos de baixo peso e um pequeno motor três cilindros de 1.5 litros TwinPower Turbo debitando 231 cv, a que se soma um propulsor elétrico de 131 cv.

Mas a solução adotada no i8 é talvez o aspeto mais interessante deste BMW, já que o seu motor de combustão interna aciona as rodas traseiras enquanto o traseiro é responsável pela motricidade do trem dianteiro.

Na Mercedes a opção foi uma aposta nos ‘crossover’, com a introdução do GLA na sua versão final de produção. O porte possante revela o seu parentesco com o Classe A, mas as vias alargadas, as amplas entradas de ar, uma maior distância ao solo e proteções inferiores.

Embora os anteriores sejam em tudo muito semelhantes aos do normal ‘hatchback’, sob o capot pode-se encontrar três motores diferentes, com potências que variam entre 136 e 365 cv, bem como uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.

Sob a ‘asa’ da marca da estrela, a Smart revelou o novo FourJoy. Um estudo que é uma tentativa para superar o ‘flop’ que foi o ForFour lançado em 2004, e que foi descontinuado.

SmartForjoyTrata-se de um protótipo futurista, que oferece espaço até quatro ocupantes, embora sem portas nem janelas. Detalhe que pode ser alterado quando o modelo for lançado em produção, no final do próximo ano.

Com um comprimento de 3,49 metros, por 1,97 de largura e 1,49 de altura, o Fourjoy caracteriza-se por um interior futurista ainda mais vanguardista do que a estética exterior, onde pontificam os LED em grade, um teto panorâmico e óticas retangulares.

Sob o capot encontram-se um motor elétrico de 75 cv, que fornece energia às rodas dianteiras e está ligado a uma bateria de ion-lítio de 17,6 kWh, que necessita de 7 horas para recarregar numa tomada doméstica. Apenas uma hora se for numa estação de alta voltagem.

Em destaque

Subir