Insólito

Inglesa vítima de doença rara dorme dois meses sem parar

adolescente_dormir_sentadaChama-se Stacey Comerford, tem 15 anos, é britânica e padece de uma doença pouco comum: a síndrome de Kleine Levin, que provoca uma necessidade de dormir durante longos períodos. Só se manifesta na juventude e é um problema tão raro que, segundo estimativas, só existem mil casos em todo o mundo.

Stacey Comerford tem 15 anos e uma doença rara, que provoca no seu corpo uma necessidade extrema de dormir. Em certos períodos, o seu sono chega a durar dois meses. É uma das poucas vítimas da síndrome de Kleine Levin, problema de saúde extremamente raro.

A síndrome de que Stacey padece não tem cura, ainda que só se manifeste durante a juventude. Há dificuldades no diagnóstico e a ausência de casos leva a que não surja muita informação sobre este problema – aparentemente inofensivo, mas com graves implicações na qualidade de vida, quer dos doentes, quer dos familiares que os acompanham.

Trata-se de uma adulteração do sistema neurovegetativo, que leva a uma necessidade de sono muito maior do que a normal. As pessoas que padecem desta doença, como Stacey Comerford, alternam períodos de sono mais ou menos longos, sendo que há situações em que dormem durante dois meses.

Um dos grandes problemas da síndrome de Kleine Levin é a ausência de qualquer sintoma que permita aos familiares da britânica Stacey Comerford precaver um desses períodos de sono. A mãe, Bernie Comerford, revela ao jornal Daily Mirror que já encontrou a filha a dormir “no chão da cozinha”, entre outros locais.

Durante estas crises de sono prolongado, Stacey cumpre necessidades básicas, como alimentar-se, ingerir líquidos ou usar a casa de banho, mas fá-lo sem consciência, durante o sono.

Existem outros casos no mundo de pessoas com a doença. A norte-americana Lily Clarke dorme 23 horas por dia e só acorda para poder ser alimentada pelos pais. Em cada sete meses que passam, tem necessidade de dormir dois, sem interrupção.

Lily Clarke tem a síndrome de Kleine Levin e perdeu a sua própria festa de aniversário, quando completou 18 anos. Adormeceu adolescente e acordou adulta. Conheça esta história.

Em destaque

Subir