Mundo

Inglês envenenado com Novichok teve alta e abandonou hospital

Charlie Rowley, um dos dois britânicos envenenados pelo agente neurotóxico Novichok, teve hoje alta do hospital de Salisbury, onde estava internado desde 30 de junho, anunciou fonte hospitalar.

“Tenho o prazer de confirmar que Charlie Rowley teve alta do hospital no início do dia” após “uma experiência terrível”, anunciou a diretora de enfermagem do Hospital de Salisbury em comunicado.

No dia 30 de junho, Charlie Rowley, de 45 anos, e a companheira, Dawn Sturgess, de 44 anos, foram internados no hospital Salisbury District após “dificuldades em respirar”.

Dawn Sturgess viria a morrer no dia 08 de julho.

O casal apresentava os mesmos sintomas registados pelo ex-espião russo Serguei Skripal e pela sua filha Yulia em 04 de março, quando ambos foram internados no mesmo hospital.

Skripal e a filha foram hospitalizados em estado crítico, mas sobreviveram e acabaram por ter alta médica depois de várias semanas de internamento.

O laboratório de Ciência e tecnologia de defesa de Porton Down confirmou que a substância que provocou o envenenamento do casal foi o agente nervoso Novichok, também utilizado no ataque contra os Skripal.

O caso Skripal provocou uma crise diplomática que se traduziu numa ação coordenada inédita para a expulsão de diplomatas russos de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e dois terços dos países membros da União Europeia (UE), a que a Rússia respondeu com a expulsão de diplomatas ocidentais.

A substância conhecida como Novichok é uma arma química desenvolvida pela então União Soviética no final do período da Guerra Fria.

Em destaque

Subir