Economia

Inflação recua em março na zona euro, Portugal com a taxa mais baixa

A taxa anual de inflação na zona euro recuou em março para 1,4 por cento, face a 1,5 por cento em fevereiro, tendo descido também uma décima em Portugal, para 0,8 por cento, o valor mais baixo da União Europeia, revela hoje o Eurostat.

Os dados hoje publicados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revelam que a taxa de inflação no espaço da moeda única recuou ligeiramente em março face a fevereiro, mas em termos homólogos registou precisamente o mesmo valor de março de 2018, de 1,4 por cento.

Portugal está em linha com esta tendência, pois a taxa anual de inflação recuou de 0,9 por cento em fevereiro passado para 0,8 por cento em março, repetindo o valor registado um ano antes, em março de 2018.

No conjunto da União Europeia, a taxa de inflação anual em março fixou-se nos 1,6 por cento, estável nas comparações em cadeia e homóloga, já que este foi o valor registado quer em fevereiro passado, quer em março do ano passado.

O Eurostat aponta que as taxas anuais mais baixas foram registadas em Portugal (0,8 por cento) e na Grécia (1,0 por cento), enquanto as mais altas foram observadas na Roménia (4,2 por cento), Hungria (3,8 por cento) e Holanda (2,9 por cento).

Face a fevereiro, a inflação anual recuou em seis Estados-membros, manteve-se estável em dois e aumentou nos restantes 19 (os dados hoje publicados não incluem o Reino Unido).

Em destaque

Subir