Economia

Inflação homóloga sobe 0,3 por cento em novembro

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,3 por cento em novembro, superior em 0,3 pontos percentuais à registada em outubro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6 por cento (taxa superior em 0,3 pontos percentuais à registada no mês anterior).

Quanto à taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido -3,2 por cento (em outubro, esta taxa foi -4,5 por cento).

Já a variação mensal do IPC terá sido -0,1 por cento (em outubro, o valor apurado foi nulo e em novembro de 2018 tinha sido -0,4 por cento), estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,4 por cento, taxa idêntica à registada no mês precedente, sinaliza o INE.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,2 por cento (-0,1 por cento em outubro), acrescenta.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro serão publicados no próximo dia 11 de dezembro.

Em destaque

Subir