Economia

Inflação homóloga desacelera para um por cento em outubro

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,0 por cento em outubro face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,4 por cento em setembro, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgada.

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6 por cento, quando em setembro tinha sido de 0,9 por cento.

Quanto ao índice relativo aos produtos energéticos terá registado uma subida da taxa variação homóloga de 7,0 por cento em setembro para 7,3 por cento em outubro, segundo a estimativa do INE.

A variação mensal estimada do IPC terá sido nula em outubro, depois de em setembro o valor apurado ter sido de 1,1 por cento e em outubro de 2017 ter sido de 0,3 por cento, estimando-se uma variação média dos últimos 12 meses de 1,1 por cento, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês precedente.

A estimativa do INE relativa ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português aponta para uma variação homóloga de 0,9 por cento, contra um valor observado em setembro de 1,8 por cento.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro vão ser publicados em 13 de novembro próximo.

Em destaque

Subir