Economia

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9 por cento em novembro, face ao mesmo mês de 2017, desacelerando face à variação de 1,0 por cento em outubro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística hoje divulgada.

A variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) situou-se em 0,6 por cento, quando em outubro tinha sido de 0,4 por cento, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 7,3 por cento em outubro para 4,9 por cento em novembro.

A variação mensal do IPC terá sido -0,4 por cento, quando em outubro o valor apurado foi -0,1 por cento e em novembro de 2017 tinha sido -0,3 por cento, estimando-se uma variação média nos últimos doze meses de 1,1 por cento, valor idêntico ao registado no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 1,0 por cento (o valor observado em outubro foi 0,8 por cento).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de novembro serão publicados a 12 de dezembro.

Em destaque

Subir