Nas Notícias

INE: Doenças circulatórias e cancro foram os mais mortíferos em 2012

coracao 2Em 2012, as doenças circulatórias e o cancro foram a principal causa de morte, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estatística (INE), tornadas públicas nesta sexta-feira. Em Portugal, metade das mortes registadas naquele ano deveram-se a doenças do aparelho circulatório e cancro.

Segundo dados do INE, os tumores malignos e as doenças do aparelho circulatório (AVC, doença isquémica do coração e enfarte agudo do miocárdio) representam metade da mortalidade registada em Portugal naquele ano.

“As doenças circulatórias foram a principal causa de morte em 2012 e, juntamente com o cancro, foram responsáveis por mais de metade dos óbitos ocorridos em Portugal”, indica a agência Lusa. Entre estas, o AVC é a doença que mata mais.

As doenças circulatórias representam quase um terço da mortalidade, naquele ano: 30,4 por cento. A seguir surgem os cancros, que correspondem a quase um quarto da mortalidade em Portugal: 23,9 por cento.

Números do INE apontam para 33 mil pessoas que morreram devido às doenças do aparelho respiratório, o que representa uma taxa de mortalidade de 312 mortes por cada 100 mil habitantes.

Em destaque

Subir