Motores

IndyCar rodou pela primeira vez em Austin

O Circuito das Américas (COTA) serviu pela primeira vez de ‘palco’ a ensaios da IndyCar Series.

A pista dos arredores de Austin (Texas) que anualmente recebe o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, foi ‘visitada’ pela primeira vez pela principal disciplina norte-americana de monolugares.

Alexander Rossi e Tony Kanaan foram os dois pilotos a terem o privilégio de rodar com os Dallara IndyCar pela primeira vez no COTA, sendo que Rossi já correra no traçado texado em 2015, quando disputou o GP dos Estados Unidos com um Marússia e foi o 12º classificado.

“Pode-se esperar um espetáculo melhor aqui em relação à Fórmula 1. Podemos ver certos carros dos mais rápidos do planeta na F1, mas há diferenças enome entre o primeiro e o 20º. Na IndyCar o top 15 podem andar separado por sete ou oito décimas. Isso promete espetáculo. Além disso o público está mais próximo dos carros e dos pilotos”, salienta o antigo piloto da Toro Rosso.

Estes testes em Austin tiveram como objetivo desenvolver pneus da Firestone para a disciplina, ainda que tenham permitido a Tony Kanaan conhecer a pista que recebe atualmente a Fórmula 1 e o ‘Mundial’ de Ralicross (de forma parcial).

“Vim assistir aqui à primeira corrida de F1 (em 2012) e observei com atenção a primeira sessão de treinos. Não sabia o que esperar, mas a pista é, ao mesmo tempo divertida e exigente. É o caso, por exemplo, das curvas ‘cegas’, nomeadamente aquela subida da primeira curva. Parece já intimidadora de fora e ainda mais quando se está ao volante”, reconheceu Kanaan.

A bordo do Dallara da A.J.Foyt Racing vemos nestas imagens como o piloto brasileiro ‘negoceia’ o Circuito das Américas.

Em destaque

Subir