Tecnologia

Indústria suíça dos relógios ‘tramada’ pelo Apple Watch

apple_watch_relogios_suicos

O Apple Watch foi um dos gadgets mais desejados pelos fãs da Apple e, talvez, mais desejado do que o próprio iPhone, por se tratar de uma novidade da Apple no mercado.

O seu sucesso está a ser tão grande que, as empresas que produzem os tradicionais relógios – principalmente na Suíça – começam a ver as vendas caírem de forma abrupta.

Os dados não enganam: desde o lançamento do Apple Watch, as exportações de relógios suíços caíram 8,9 por cento em maio, a maior queda em cinco anos, aponta o Jornal de Negócios.

Embora se possa pensar noutros fatores para explicar estes números, a verdade é que esta queda nas vendas de relógios suíços coincide com a chegada do gadget da Apple ao mercado, o que não deixa muita margem para erro em relação a estes números.

“As exportações de relógios de segmentos mais baratos para os Estados Unidos também poderão ter um impacto negativo com o lançamento do Apple Watch”, explicou Patrik Schwendimann à Bloomberg, analista da Zuercher Kantonalbank.

Também os vendedores se estão a adaptar a esta nova tendência. Segundo os mesmos dados, as empresas estão a diminuir as encomendas dos tradicionais relógios para dar lugar aos relógios inteligentes que trabalham em conjunto, ou servem de suplemento ao smartphone.

Para piorar, as empresas do setor suíças, terão de se ajustar em relação aos preços, tendo em conta a valorização do franco face ao euro para níveis recorde.

Em destaque

Subir