Economia

Índice de Produção Industrial acentua queda e recua três por cento em janeiro

O índice de produção industrial registou uma queda homóloga de 3,0 por cento em janeiro, acentuando a descida de 1 por cento verificada em dezembro, mas subiu 0,8 por cento em termos mensais, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos homólogos, o índice de produção industrial registou uma descida de 3,0 por cento, 2,0 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em dezembro.

“Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos negativos para a variação do índice agregado, exceto o de bens de investimento”, lê-se na informação do INE.

O instituto detalha que o agrupamento de bens de consumo apresentou o “contributo negativo mais intenso (-1,5 p.p.)”, que resultou de uma descida de 4,4 por cento, valor igual ao verificado em dezembro, enquanto o contributo do agrupamento de bens intermédios foi negativo em 1,2 p.p., em resultado de uma descida homóloga de 3,7 por cento (contra uma queda de 2,0 por cento no mês anterior).

Já o contributo do agrupamento de energia foi negativo em 1,0 p.p., em consequência de uma queda de 5,4 por cento (contra um aumento de 0,1 por cento em dezembro).

Em termos de variação mensal, o índice de produção industrial registou uma subida de 0,8 por cento em janeiro, face a um aumento de 0,7 por cento em dezembro.

“O agrupamento de bens de consumo apresentou um contributo determinante para a variação do índice total (1,9 p.p.), originado por uma variação mensal de 6,1 por cento (-6,8 por cento no mês anterior). Inversamente, o agrupamento de energia apresentou o contributo negativo mais intenso (-0,7 p.p.)”, resultante de uma queda de 4,1 por cento (aumento de 0,2 por cento em dezembro).

O agrupamento de bens de investimento passou de um crescimento mensal de 15,1 por cento em dezembro para uma descida de 3,0 por cento em janeiro.

Em destaque

Subir