Mundo

Índice de Preços no Consumidor em Cabo Verde subiu em setembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Cabo Verde foi de 1,1 por cento no mês de setembro, taxa superior em 0,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) cabo-verdiano.

No mês de setembro, o INE cabo-verdiano constatou que os aumentos mais significativos nos preços no consumidor registaram-se nos transportes (5,6 por cento), rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (2,2 por cento).

Os acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação registaram aumentos de 2,1 por cento, seguidos dos bens e serviços diversos (2,0 por cento), saúde (1,9 por cento), lazer, recreação e cultura (1,8 por cento), do ensino (1,7 por cento), bebidas alcoólicas e tabaco (1,5 por cento) e hotéis, restaurantes cafés e similares (1,5 por cento).

Em sentido contrário, o INE assinalou diminuição da taxa de variação homóloga nas classes dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,5 por cento) e do vestuário e calçado (-1,5 por cento).

Quanto aos subgrupos, as principais subidas de preços foram registadas no peixe, produtos hortícolas, inclui batata e outros tubérculos, gás – águas minerais, refrigerantes e sumos não duradouros.

Por outro lado, as principais descidas registaram-se nos transportes aéreos de passageiros, óleos e gorduras não duradouros, frutos e outros artigos e acessórios.

A nível regional, o INE notou que apenas a ilha de Santiago teve uma variação mensal positiva de 0,2 por cento, enquanto São Vicente e Santo Antão registaram variações negativas nos preços de -0,1 por cento e – 0,3 por cento, respetivamente.

Em destaque

Subir