Economia

Indicador de sentimento económico melhora em Portugal, aponta Eurostat

euriborGabinete de estatísticas da União Europeia revela que o clima económico atingiu mínimos que não se registavam há mais de dois anos, na Zona Euro. No que diz respeito a Portugal, o indicador de sentimento económico permanece abaixo da média, mas de acordo com o Eurostat assinala uma ligeira melhoria, na comparação entre os meses de março e de abril.

O clima de negócios na Zona Euro decresceu, em abril, de acordo com dados revelados pelo Eurostat, o gabinete de estatística da UE. O valor registado nesse mês caiu para 0,52 pontos negativos, quebra que não se verificava desde janeiro de 2010. Nessa altura, o indicador situava-se em terreno negativo, nos 0,68 pontos.

Além de se aproximar daquele mínimo de dois anos, o indicador assinala uma quebra consecutiva, o que não representa boas notícias para a confiança económica. Em abril, o indicador de clima quebrou pela segunda vez, interrompendo um período de avanços positivos, que se verificar há três meses.

Numa análise ao indicador de sentimento económico em Portugal, o Eurostat aponta uma melhoria. No entanto, Portugal permanece em valores abaixo do que se verifica na média da UE. Dos 77,1 pontos de março, avançou para 78,5, em abril. A média da UE está os 93,2 pontos.

Em destaque

Subir