Mundo

Índia: Dois polícias detidos após violação e enforcamento de duas adolescentes

violadas 210violadas e enforcadasDuas adolescentes, de 14 e 15 anos, foram violadas em grupo e depois enforcadas numa árvore, na Índia. Os vizinhos criticaram a inação da polícia e cortaram várias estradas em protesto, levando à posterior suspensão de dois agentes. Um dos suspeitos do crime foi detido.

A localidade de Katra, no norte da Índia, está em choque depois de um crime bárbaro envolvendo duas adolescentes e a falta de ação da polícia local.

Ontem à noite, os corpos de duas primas, de 14 e 15 anos, foram encontrados enforcados numa árvore. As duas raparigas tinham sido violadas por um grupo de cinco homens, como veio a revelar a autópsia.

Apesar das vítimas serem dos ‘intocáveis’, o escalão mais alto numa sociedade muito hierarquizada, a polícia nada terá feito, no entender dos vizinhos.

Vários moradores afirmaram, citados pela estação NDTV, que as duas adolescentes estiveram desaparecidas durante horas sem que as autoridades tenham efetuado qualquer diligência.

Em protesto, os vizinhos cortaram várias estradas e impediram o acesso aos cadáveres, que só foram retirados e levados para autópsia mais tarde.

Na sequência da polémica, a polícia anunciou a suspensão de dois agentes.

O oficial Man Singh Chauhan acrescentou que a polícia já deteve um dos suspeitos dos crimes de violação e homicídio, tendo ainda identificado outros dois.

As violações coletivas têm estado na ordem do dia na Índia desde o escândalo de Nova Deli em dezembro de 2012, quando uma jovem foi violada dentro de um autocarro e acabou por morrer.

Para os reincidentes e nos casos em que a vítima morra, a lei – alterada após esse escândalo – define a pena de morte.

Em destaque

Subir