Nas Notícias

“Independentemente” do que ocorre em Porto e Braga, vacinação contra a gripe é “um êxito total”

vacinaCom “quase um milhão de pessoas vacinadas” em mês e meio de campanha, a vacinação contra a gripe é “um êxito sem total”, destaca o ministro da Saúde, Paulo Macedo, reconhecendo que há “casos pontuais” sem abastecimento, como no Porto e em Braga.

Com o inverno a aproximar-se, “quase um milhão de pessoas” foram vacinadas contra a gripe, “e isto com cerca de um mês e meio de vacinação”, como lembrou o ministro da Saúde. Reconhecendo que “há regiões que pontualmente têm alguma dificuldade de abastecimento”, como tem ocorrido no Porto e em Braga, “os números que hoje foram divulgados pela DGS são um êxito total, sem precedentes”, insistiu Paulo Macedo.

“O número de pessoas vacinadas é um número sem precedentes, quer ao nível da nossa população alvo, pessoas com mais de 65 anos, quer fora mesmo desse grupo”, reforçou o governante, sublinhando que “estamos a chegar perto dos 50 por cento” da taxa de cobertura da vacinação.

Os elogios à campanha contra a cripe foram proferidos à margem de seminário sobre violência doméstica, em Loures. Abordando o papel dos profissionais de saúde na perceção, identificação e encaminhamento destes casos, muitas vezes “camuflados” em sintomas físicos e psicológicos difíceis de diagnosticar, o ministro da Saúde admitiu ser preciso um “esforço redobrado” para uma resposta mais integrada.

 “Muitas vezes o único interlocutor são que a vítima vê é o profissional de saúde, que lhe dá uma palavra de auxílio, de conforto e de ajuda para denunciar estes casos. Neste âmbito, os profissionais de saúde têm um papel fundamental em detetar as situações porque, muitas vezes, as vítimas vão-se tratar e não dizem a origem, muitas vezes a causa fica desconhecida”, explicou Paulo Macedo.

Em destaque

Subir